Gerencialismo

Autores

  • Janet Newman The Open University, Reino Unido
  • John Clarke The Open University, Reino Unido

Palavras-chave:

Gerencialismo. Estado. Autoridade. Poder. Austeridade.

Resumo

Este artigo explora a importância do gerencialismo como um conceito para pensar sobre projetos de reforma do estado durante os últimos quarenta anos. Fazendo particular referência ao Reino Unido e seu papel na proliferação da Nova Gestão Pública, o artigo sugere que o gerencialismo (como ideologia) e a gerencialização (como um processo de transformação) se combinam para produzir o que descrevemos como um estado gerencial. Nesta forma de estado, arranjos organizacionais e sistemas de poder, autoridade e processo anteriores embasados em uma combinação de burocracia e profissionalismo são reconfigurados em torno da autoridade gerencial: o direito de gerir. Recorrendo a uma concepção da dispersão de poder em processos de reforma do estado, sugerimos que é o gerencialismo que fornece coerência tanto ideológica como organizacional aos cenários organizacionais complexos que emergiram de projetos de reforma do estado. Fronteiras borradas, formas organizacionais hibridizadas, arranjos de governança inovadores e novos aparelhos de responsabilização e avaliação são articulados pelas promessas de maior liberdade e autoridade gerencial. O artigo é concluído com a especulação sobre o que a volta à austeridade na política europeia poderia significar para o gerencialismo e a dispersão do poder do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janet Newman, The Open University, Reino Unido

Professora Emérita de Política Social e Criminologia da The Open University, Reino Unido. Escreveu com John Clarke os livros The Managerial State e Publics, Politics and Power: remaking the public in public services. Seu interesse de pesquisa é, entre outros, a reconstrução da política e da cultura após a crise bancária de 2008 e a eleição do governo de coalizão no Reino Unido em 2010.

John Clarke, The Open University, Reino Unido

Professor de Política Pública da The Open University, Reino Unido. Escreveu, com Janet Newman, os livros The Managerial State e Publics, Politics and Power: remaking the public in public services. Seu interesse de pesquisa tem sido, em particular, a intersecção das mudanças políticas, culturais e organizacionais associadas com o impacto do gerencialismo nos serviços públicos e sua reforma. e suareforma.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Newman, J., & Clarke, J. (2012). Gerencialismo. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/29472

Edição

Seção

Temas Multidisciplinares para a Educação