Função do Diretor na Escola Pública Paulista: mudanças e permanências

Autores

  • Graziela Zambão Abdian UNESP - Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília)
  • Maria Eliza Nogueira Oliveira UNESP/PPGE Marília
  • Graziela de Jesus UNESP/PPGE Marília

Palavras-chave:

Diretor de Escola. Política Educacional. Organização do Trabalho na Escola.

Resumo

Com este estudo, pretende-se analisar a função do diretor na escola estadual paulista, à luz das concepções dos especialistas da Administração Escolar, da percepção dos profissionais da Educação e das diretrizes legais pertinentes ao governo estadual. Neste contexto, interessam os procedimentos de releitura e análise da literatura da área; o levantamento e análise de documentos legais que, direta ou indiretamente, referem-se à função do diretor de escola e a realização, transcrição e análise de entrevistas semielaboradas com gestores e equipes de docentes. Os resultados da análise indicam contradições na percepção da Administração Escolar, tal como difusa nos diferentes âmbitos que, de certa forma, refletem-se nas concepções dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Zambão Abdian, UNESP - Universidade Estadual Paulista (FFC/Marília)

É professora assistente doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação – CEPAE, coordenadora de subprojeto pertencente à pesquisa do Observatório de Educação CAPES/INEP, Edital n. 38/2010.

Maria Eliza Nogueira Oliveira, UNESP/PPGE Marília

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Marília. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília). Integra o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação (CEPAE), cujas pesquisas são direcionadas para as áreas de gestão educacional, formação do pedagogo e políticas públicas para e educação. Bolsista do Observatório de Educação CAPESP/INEP, Edital n. 38/2010.

Graziela de Jesus, UNESP/PPGE Marília

É professora do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP/Marília) e mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da mesma instituição. Integra o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação – CEPAE. Bolsista do Observatório de Educação CAPES/INEP, Edital n. 38/2010.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Abdian, G. Z., Oliveira, M. E. N., & de Jesus, G. (2013). Função do Diretor na Escola Pública Paulista: mudanças e permanências. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/27122

Edição

Seção

Artigos