Escrita, Representações Gráficas e Cognição

Autores

  • Denise Maria Comerlato UFRGS

Palavras-chave:

escrita, representações gráficas, cognição, educação de jovens e adultos.

Resumo

Diferentes “modos de pensamento” – apresentados por sujeitos pouco ou muito letrados – é uma constatação presente tanto na literatura como na prática da educação de jovens e adultos. O texto propõe a reflexão dessa diferença, a partir da experiência da escrita e de outras representações gráficas, compreendendo-as como objetos conceituais de primeira ordem: ou seja, como objetos de conhecimento que devem ser apreendidos não só como signos convencionais, mas também como objetos de pensamento que organizam o mundo de uma determinada maneira, que dão visibilidade a certos aspectos da realidade, que produzem certas formas de raciocínio e que são, aqui, apresentados como recursos fundamentais para a existência da vida moderna.

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Biografia do Autor

Denise Maria Comerlato, UFRGS

Doutora em Educação e professora do Departamento
de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2004-12-01

Como Citar

Comerlato, D. M. (2004). Escrita, Representações Gráficas e Cognição. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25397

Edição

Seção

Artigos

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