A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos

Autores

  • Iole Maria Faviero Trindade UFRGS

Palavras-chave:

Estudos Culturais, discursos, representações, produção acadêmica, alfabetizações, (an)alfabetismos, artefatos culturais.

Resumo

Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente,
pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iole Maria Faviero Trindade, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Faviero Trindade, I. M. (2004). A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25396

Edição

Seção

Artigos