Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção

Autores

  • Antônio Augusto Gomes Batista UFMG
  • Vera Masagão Ribeiro

Palavras-chave:

letramento, alfabetismo, escolarização, medição, avaliação.

Resumo

Este artigo realiza uma análise exploratória da distribuição do acesso à cultura escrita no Brasil, bem como de seus principais condicionantes. Para isso, examina dados de investigação em grande escala construídos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Os resultados da análise mostram que, no caso brasileiro, a maior parte da população tende a concentrar-se nos níveis mais elementares de alfabetismo e que uma menor ou maior duração da escolarização parece ser um dos principais fatores que regulam essa distribuição do acesso à cultura escrita. Apesar disso, os resultados evidenciam, ainda, que, na sociedade brasileira, encontram-se fortes limitações ao poder equalizador da duração da escolarização sobre o acesso a níveis mais altos de alfabetismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Augusto Gomes Batista, UFMG

Professor da Faculdade de Educação da UFMG; diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e pesquisador do CNPq.

Vera Masagão Ribeiro

Coordenadora de programas da ONG Ação Educativa,
pesquisadora apoiada pela Fapesp.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Gomes Batista, A. A., & Ribeiro, V. M. (2004). Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394

Edição

Seção

Artigos