Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores

Autores

  • Antonio Viñao Universidade de Murcia

Palavras-chave:

bibliotecas escolares, cultura escolar, formação de professores.

Resumo

O artigo, inicialmente, apresenta a distância existente entre os desejos, as propostas de inovação educacional e a realidade das instituições educativas, situando as bibliotecas escolares como centros de recursos e documentaçãono sistema educativo espanhol. De forma mais detalhada é apresentada a relação da biblioteca escolar com mudanças, possibilidades, obstáculos, resistências e estratégias implicadas nas culturas escolares das quais fazem parte os políticos e gestores da educação, as famílias e os professores. Por fim, o artigo traz reflexões sobre a formação do professor apontando a atenção que deve ser dada às novas alfabetizações e à cultura escrita, tendo em vista que o professor é elemento-chave para a concretização de inovações e mudanças nas culturas escolares.

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Biografia do Autor

Antonio Viñao, Universidade de Murcia

Professor de Teoria da Educação da Universidade de
Murcia, Espanha.

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Publicado

2004-12-01

Como Citar

Viñao, A. (2004). Bibliotecas, "Culturas Escolares" y Formación de Profesores. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25393

Edição

Seção

Artigos