EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas

Autores

  • Jaqueline Moll UFRGS

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, políticas públicas, poder local.

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito do poder local, em 116 municípios do RS, acerca de políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos (EJA). Tendo como objetivo uma leitura de tendências em termos de
condições de oferta de EJA, ao longo da década de 90, este estudo complementa pesquisa anterior, que investigou o mesmo panorama nos anos 1989-1993. Para fins de análise,
considerou-se o papel desempenhado pelo poder local na articulação dessas políticas; a tendência nacional de descentralização das políticas de EJA e o conjunto de compromissos contidos nos documentos internacionais e nacionais na perspectiva do direito universal à educação escolar. Pode-se constatar a ampliação e a consolidação do papel assumido pelos municípios nas políticas de EJA e a ampliação da esfera pública responsável por estas ações: diferentes atores sociais conjugam esforços, permitindo vislumbrar ações de
longo prazo que revertam o quadro de descontinuidade e assistematicidade da EJA no Brasil.

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Biografia do Autor

Jaqueline Moll, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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Publicado

2004-12-01

Como Citar

Moll, J. (2004). EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388

Edição

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