EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, políticas públicas, poder local.Resumo
Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada no âmbito do poder local, em 116 municípios do RS, acerca de políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos (EJA). Tendo como objetivo uma leitura de tendências em termos decondições de oferta de EJA, ao longo da década de 90, este estudo complementa pesquisa anterior, que investigou o mesmo panorama nos anos 1989-1993. Para fins de análise,
considerou-se o papel desempenhado pelo poder local na articulação dessas políticas; a tendência nacional de descentralização das políticas de EJA e o conjunto de compromissos contidos nos documentos internacionais e nacionais na perspectiva do direito universal à educação escolar. Pode-se constatar a ampliação e a consolidação do papel assumido pelos municípios nas políticas de EJA e a ampliação da esfera pública responsável por estas ações: diferentes atores sociais conjugam esforços, permitindo vislumbrar ações de
longo prazo que revertam o quadro de descontinuidade e assistematicidade da EJA no Brasil.
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Publicado
2004-12-01
Como Citar
Moll, J. (2004). EJA como Política Pública Local: atores sociais e novas possibilidades educativas. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25388
Edição
Seção
Artigos