Concepções de Corpo na Educação da Postura

Autores

  • Adriane Vieira PUC-RS
  • Jorge Luiz de Souza UFRGS

Palavras-chave:

Educação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.

Resumo

Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.

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Biografia do Autor

Adriane Vieira, PUC-RS

Adriane Vieira é fisioterapeuta e professora convidada do curso de Especialização em Fisioterapia da PUC-RS.

Jorge Luiz de Souza, UFRGS

Jorge Luiz de Souza é professor da ESEF/UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-12

Como Citar

Vieira, A., & Souza, J. L. de. (2011). Concepções de Corpo na Educação da Postura. Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975

Edição

Seção

Artigos