Autoria, Intervenções e Deslocamento Cultural: uma análise intercultural

Autores

  • Damaris Fabiane Storck Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Evaldo Janzen UFPR

Palavras-chave:

Autoria. Livro Didático. Deslocamento Cultural

Resumo

Este artigo apresenta uma análise intercultural a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, do livro didático de língua inglesa, Keep in Mind, aprovado pelo PNLD – 2011. As três categorias de análise utilizadas neste trabalho – duplicação do outro, construções híbridas e exotopia– expressam os movimentos de aproximação das autoras com a cultura escolar e estão centradas especificamente em um objetivo: identificar no livro didático momentos que evidenciam os processos de deslocamento cultural das autoras durante a elaboração do livro, para então entender suas relações, mediante os critérios avaliativos do PNLD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damaris Fabiane Storck, Universidade Federal do Paraná

Formada em Letras Português Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras – FAFI (2007) em União da Vitória, Paraná; Mestrado em Educação na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino pela Universidade Federal do Paraná (2011); Bolsista CAPES. País: Brasil. Curitiba/ Paraná.

Henrique Evaldo Janzen, UFPR

Doutor em Língua e Literatura Alemã pela UniversidadeEstadual de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. País: Brasil. Curitiba/Paraná.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Storck, D. F., & Janzen, H. E. (2013). Autoria, Intervenções e Deslocamento Cultural: uma análise intercultural. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20850

Edição

Seção

Artigos