Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas

Autores

  • Adrian Oscar Dongo-Montoya Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Palavras-chave:

Piaget. Vygotsky. Psicologia Genética. Desenvolvimento do Pensamento. Desenvolvimento do Conhecimento.

Resumo

Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimentoe progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrian Oscar Dongo-Montoya, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Câmpus de Marília

Mestre em Psicologia Social pela USP. Édoutor em Psicologia Escolar pela USP, com Pós-doutorado na Université LYON-II – França e Livre docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP. É professor Titular do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília, na cidadede Marília, estado de São Paulo.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Dongo-Montoya, A. O. (2013). Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20443

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)