A Universidade e o Desafio de Escrever para Professores

Autores

  • Carla Ariela Rios Vilaronga UFSCar- São Carlos/ UNESP- Rio Claro
  • Flavia Medeiros Sarti Departamento de educação- UNESP- Rio Claro

Palavras-chave:

Formação de Professores. Universitarização do Magistério. Profissionalização Docente. Programas Especiais. Autoria.

Resumo

O artigo discute aspectos relacionados à produção de textos dirigidos a professores da Educação Básica, focalizando a função-autor nesse processo. No contexto educacional atual, os autores desses textos desempenham importante papel, à medida que sua atuação integra-se a processos de legitimação de certos discursos e de novas modalidades de formação docente. Esses pesquisadores acadêmicos se deparam com novos desafios, entre eles o de escrever para os professores da escola. O estudo cujos dados são apresentados neste artigo foi realizado sob uma abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de entrevistas, tendo por referencial empírico um programa especial de formação superior de professores em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Ariela Rios Vilaronga, UFSCar- São Carlos/ UNESP- Rio Claro

Doutoranda do Programa de Doutorado em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. É Pedagoga formada pela UNESP, mestre em educação pela UNESP, linha de pesquisa Docência, práticas escolares e formação de professores. Atuou no CECEMCA - Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Cientifica e Ambiental e trabalha como pedagoga no Curso de Licenciatura em Educação Especial na UFSCar.

Flavia Medeiros Sarti, Departamento de educação- UNESP- Rio Claro

Professora do Departamento de Educação da UNESP, campus Rio Claro, em São Paulo, onde desenvolve atividades ligadas à Licenciatura, à formação continuada de professores em exercício, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (2005) pela Universidade de São Paulo, onde realizou também o mestrado em Educação (2000) e a graduação em Pedagogia (1995). O pós-doutorado foi realizado na Universidade de Cergy-Pontoise (2011-2012), com bolsa de pesquisa no exterior FAPESP.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Vilaronga, C. A. R., & Sarti, F. M. (2012). A Universidade e o Desafio de Escrever para Professores. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20331

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)