Uma Nova Estética Escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos

Autores

  • Heloiza H. Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Estética Escolar. Desenvolvimento Cognitivo. Reforma Educacional. Educação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de argumentar que, em momento de reforma educacional, é necessário levar-se em conta os resultados de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esta discussão é importante devido ao fato de que a estrutura e organização da escola pública atual não reflete o que nós sabemos dos processos de como a criança aprende. Os profissionais e responsáveis por implementar e organizar a escola pública não levam em consideração tais pesquisas priorizando, assim, o aspecto pedagógico em detrimento do aspecto cognitivo do sujeito. Esta separação é prejudicial à qualidade da educação pretendida. E escola está separada da vida.

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Biografia do Autor

Heloiza H. Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Boston University. Professora do Departamento de Estudos Especializados do Centro de Ciências da Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/Santa Catarina.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Barbosa, H. H. (2012). Uma Nova Estética Escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/19303

Edição

Seção

Escola e Práticas Pedagógicas