Conceitos Numéricos na Educação Infantil: uma pesquisa etnográfica

Autores

  • Maria Teresa Telles Ribeiro Senna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Conceitos Numéricos. Educação Infantil. Pesquisa Etnográfica.

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da EducaçãoInfantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizadaem duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da UniversidadeFederal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile,em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadaspelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Telles Ribeiro Senna, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Fonoaudiologia pela UniversidadeEstácio de Sá, do Rio de Janeiro, mestra em Linguística-Psicolinguísticapela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Educação-Psicopedagogia e Educação pela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul. É professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina,em Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação, da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em Porto Alegre, estadodo Rio Grande do Sul, desde 1990. É mestra em Educação pela UFRGS edoutora em Psicologia Escolar pela USP. Realizou Estágio Pós-Doutoral naUniversidade de Oxford. É professora do Programa de Pós-Graduação emEducação da UFRGS.

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Federal do Rio Grande

Professora permanente no Mestrado emEducação do Centro Universitário La Salle, Unilasalle, em Canoas, estadodo Rio Grande do Sul e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande,FURG, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. É mestra em Psicologiado Desenvolvimento pela University of Dundee, na Escócia e doutoraem Educação: Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo. Realizou EstágiosPós-Doutoral na UFRGS e na Universidade de La Laguna, Tenerife,Espanha.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Senna, M. T. T. R., Dorneles, B. V., & Yunes, M. A. M. (2013). Conceitos Numéricos na Educação Infantil: uma pesquisa etnográfica. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16914

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)