Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica
Palavras-chave:
Ensino de História. Metodologia da Pesquisa. Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica.Resumo
Partindo do pressuposto de que a consciência histórica é um fenômeno cuja estrutura se refere ao conjunto da humanidade em seus distintos tempos e espaços, este texto se propõe a abordar o tema em suas áreas de confluência com a educação, especialmente os campos da aprendizagem histórica, escolar e não-escolar. Visa discutir as possibilidades metodológicas da pesquisa da consciência histórica experimentadas em diferentes espaços institucionais. Para isso, serão avaliadas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo os levantamentos quantitativos interculturais, a elaboração de questionários pautados no componente decisional da consciência histórica e na estrutura dos tipos de geração de sentido histórico de Jörn Rüsen, as entrevistas com distintos sujeitos, a utilização do método do grupo focal e a teoria das representações sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-04-15
Como Citar
Cerri, L. F. (2011). Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência histórica. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15076
Edição
Seção
Ensino de História