Linguagem e Pensamento

Autores

  • Jean-Marie Dolle Universidade de Lyon

Palavras-chave:

Significante-significado. Comunicação-expressão. Linguagem-pensamento.

Resumo

A partir do momento em que se manifesta  na criança a distinção entre significante e significado, surge a fala, ou seja, a capacidade de nomear. E como a língua faz parte do ambiente, ela se apropria das palavras que designam as coisas ou os objetos, palavras que fazem parte da língua ou sistema de signos organizados com suas regras de composição e de transformações, externas a ela e à disposição no meio. Ao falar, a criança, segundo o nível alcançado pelas estruturas de sua atividade, monta  palavras para comunicar-se com aqueles que estão a sua volta, expressar ou dizer suas representações imagéticas e depois concetuais. Assim fazendo, ela cria e recria a linguagem porque diz algo que adquire sentido e veicula significações, em outras palavras, conteúdos que são criação sua. A criança não se lembra da  linguagem,  mesmo se a memória faz parte de sua elaboração, mas a constrói e o faz pelas estruturas de sua atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean-Marie Dolle, Universidade de Lyon


Jean-Marie Dolle é doutor em Letras e Ciências Humanas, laureado pela Academia francesa. Atualmente é professor aposentado e professor emérito da Universidade Lumière – Lyon, França, na qual ensinou Psicologia e Epistemologia Genética e dirigiu o Laboratório de Psicologia Genética Cognitiva de Campo.
E-mail: jean-marie.dolle@neuf.fr
Tradução: Patrick Wuillaume
Revisão da Tradução: Fernando Becker

Arquivos adicionais

Publicado

2010-09-24

Como Citar

Dolle, J.-M. (2010). Linguagem e Pensamento. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12640

Edição

Seção

Artigos