Sobre o Bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização

Autores

  • Beatriz Staimbach Albino UFSC
  • Priscila Daniela Hammes
  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC

Palavras-chave:

Corpo Feminino. Bem-estar. Lazer. Revista Boa Forma. Theodor W. Adorno.

Resumo

O trabalho trata de alguns lugares do discurso do lazer na revista Boa Forma, tomando como objeto as prescrições de bem-estar. Foram analisadas, a partir do conceito crítico de indústria cultural, a seção específica sobre o tema, a capa e os editoriais das edições de 2005 a 2007, e de set./fev. de 2001 a 2004. Os resultados apontam para: 1. uma interface entre embelezamento, bem-estar e lazer que tendo o corpo como objeto de investimento transforma-o, por meio de um labor que se escamoteia, em mercadoria; 2. a presença de promessas repetidas, mas não cumpridas, de reconciliação com a natureza pelo incentivo ao resgate de uma beleza que seria inata, um dom, e ao investimento no aparato espiritual que se vale de técnicas de auto-ajuda. Ao final, ressalta-se o caráter de obrigatoriedade e de instrumentalização do ideário do bem-estar, como vida plena, para normalização dos corpos e das condutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Staimbach Albino, UFSC

Beatriz Staimbach Albino é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES.

Priscila Daniela Hammes

Priscila Daniela Hammes é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi bolsista do Programa PIBIC/UFSC/CNPq.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC

Alexandre Fernandez Vaz é doutor pela Universidade de Hannover; professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC/CNPq). Pesquisador CNPq – Fundamentos da Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-08-05

Como Citar

Albino, B. S., Hammes, P. D., & Vaz, A. F. (2011). Sobre o Bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12527

Edição

Seção

Artigos