A formação política do Brasil e o processo de democracia inercial

Autores

  • Marcello Baquero UFRGS
  • Sônia Ranincheski UFRGS
  • Henrique Carlos de O. de Castro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.81460

Palavras-chave:

Democracia Inercial, Eleições, Brasil, Cultura Política, História Política Brasileira.

Resumo

O artigo analisa a cultura política do Brasil, a visão do brasileiro em relação à democracia e às instituições políticas. Após 24 anos de ditadura militar, em 1988, o país retoma o caminho democrático com processos eleitorais regulares e alternância no poder. A redemocratização no Brasil, a partir dos anos 1980, no entanto, não foi suficiente para construir um sentimento de confiança na política. Pelo contrário, a desconfiança com a política se acentua no país, gerando incongruências entre o desenvolvimento de valores democráticos e desconfiança institucional. Quais seriam as razões para este paradoxo? O objetivo deste artigo é problematizar o conceito de democracia inercial como uma característica marcante no atual momento político do país. Assim, analisamos a história da formação política do Brasil, destacando a forte presença do Estado, da desigualdade social e da combinação entre autoritarismo e liberalismo, além dos elementos sistêmicos de corrupção e cidadania passiva. Concluímos que os brasileiros mantêm o padrão de desconfiança nas instituições e que as conjunturas políticas vêm agravando esse sentimento resultando na manutenção da inércia democrática, inibindo as possibilidades de inovações democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Baquero, UFRGS

Marcello Baquero é Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina.

Sônia Ranincheski, UFRGS

Sonia Ranincheski é Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Professora dos Programas de Pós-graduação em Ciência Política e em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS. Membro da Coordenação brasileira da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey).

Henrique Carlos de O. de Castro, UFRGS

Henrique Carlos de O. de Castro é Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFRGS. Coordenador brasileiro da Pesquisa Mundial de Valores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Baquero, M., Ranincheski, S., & de O. de Castro, H. C. (2018). A formação política do Brasil e o processo de democracia inercial. Revista Debates, 12(1), 87–106. https://doi.org/10.22456/1982-5269.81460

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>