Justiça restaurativa na escola: um estudo sobre a implementação de mediação de conflitos e círculos restaurativos no Ceará

Autores

  • Katury Rayane Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Doutoranda).
  • Rosemary De Oliveira Almeida Uiversidade Estadual do Ceará (Professora adjunta)
  • Sinara Mota Neves De Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Professora adjunta).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.74851

Palavras-chave:

Escola Pública, Conflitos, Mediação de Conflitos, Práticas Restaurativas.

Resumo

A etnografia nos ajuda a pensar a escola pública brasileira ao analisar uma série de questões que revelam um ambiente desafiador, muitas vezes, conflituoso. O olhar diferenciado para as relações sociais entre os sujeitos escolares, como professores, alunos, núcleo diretivo e outros profissionais é significativo. Essas relações sociais têm a possibilidade de serem reconstruídas e fundamentadas em um ambiente que visualiza os conflitos nas reais dimensões, buscando as causas e pensando uma contralógica, a prevenção. Para isso, faz-se necessária a desnaturalização de uma cultura punitiva, que fundamenta e amplia os conflitos e a violência escolares. Este artigo traz reflexões sobre a pesquisa “Mediação de conflitos e restauração da paz na Escola Pública: Narrativas e experiências”, realizada na cidade de Fortaleza (Ceará-Brasil), por meio de iniciativas pioneiras para a implementação de um projeto de mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas públicas do Ceará.

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Biografia do Autor

Katury Rayane Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Doutoranda).

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Atual), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais, Campus Universitário Lagoa Nova – CEP: 59078-970 – Natal/RN, Telefone: (84) 3215-3556 – E-mail: pgcs@cchla.ufrn.br – Site: www.cchla.ufrn.br/pgcs. Graduação em Ciências Sociais (2014), habilitação em Licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Sociologia (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UECE. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/2014). Mediadora de Conflitos pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e pela ONG Terre des hommens (ONG TDH/2012). E-mail: katuryrayane@hotmail.com.

Rosemary De Oliveira Almeida, Uiversidade Estadual do Ceará (Professora adjunta)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará/UECE e do Mestrado Acadêmico em Sociologia da UECE, Departamento de Ciências Sociais, Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/CE, Fone: (85) 96513629. E-mail: rosemary.almeida67@gmail.com

Sinara Mota Neves De Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Professora adjunta).

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão ELOSS (Educação e Cooperação Sul-Sul), cadastrado no Diretório do CNPq, coordena e desenvolve projeto sobre Mediação Escolar vinculado ao PIBIC/Proppg/Unilab e PIBEAC/Proex/Unilab.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: escola, formação de professores, violência na escola, mediação de conflitos e avaliação educacional.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Ramos, K. R., Almeida, R. D. O., & De Almeida, S. M. N. (2017). Justiça restaurativa na escola: um estudo sobre a implementação de mediação de conflitos e círculos restaurativos no Ceará. Revista Debates, 11(2), 113–134. https://doi.org/10.22456/1982-5269.74851