Controle Externo na América Latina

Autores

  • Monique Menezes UFPI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.61638

Palavras-chave:

Accountability Horizontal, Qualidade da Democracia, Instituições.

Resumo

O presente artigo realiza uma análise institucional comparada entre os países da América Latina, no que se refere ao desenho institucional dos órgãos de controle externo à luz dos conceitos de accountability horizontal e da qualidade da democracia. Foram selecionados os países que compõem a Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), uma entidade cujo objetivo é o intercâmbio de boas práticas de controle externo entre os seus países membros. O argumento central é o de que essas instituições contribuem para a qualidade da democracia, uma vez que apresentam como principal missão inibir possíveis ações ilegais da burocracia e dos políticos eleitos, possibilitando o amadurecimento das instituições republicanas. Este é um estudo exploratório, no qual o principal objetivo é entender o contexto institucional aos quais os órgãos de controle externo estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Menezes, UFPI

Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro. É Professora do Programa de Mestrado e da Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Menezes, M. (2016). Controle Externo na América Latina. Revista Debates, 10(1), 141–160. https://doi.org/10.22456/1982-5269.61638