A POLÍTICA COMERCIAL NA AGENDA DE POLÍTICA EXTERNA DOS EUA PARA A AMÉRICA LATINA

Autores

  • Thiago Lima Programa 'San Tiago Dantas" de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp, Puc-SP) e CEDEC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.3075

Palavras-chave:

Estados Unidos, América Latina, política comercial, campos

Resumo

Argumenta-se que embora o hemisfério ocidental não tenha sido prioridade na agenda de política externa norte-americana, a região não foi esquecida. A política comercial da administração Bush faz convergir interesses econômicos, políticos e de segurança, e a proliferação de acordos de livre-comércio é parte central da agenda norte-americana para a região. No entanto, essa agenda teve sucesso limitado e parece ter contribuído para uma imagem da América Latina e Caribe divididos em dois campos, um de aproximação e outro de repulsa à agenda norte-americana. O artigo tem objetivo exploratório e baseia-se na análise de hearings e documentos oficiais norte-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lima, Programa 'San Tiago Dantas" de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp, Puc-SP) e CEDEC

Mestrando em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas-SP (Unesp, Unicamp, Puc-SP), membro do Observatório das Relações Estados Unidos-América Latina e pesquisador do CEDEC.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Lima, T. (2008). A POLÍTICA COMERCIAL NA AGENDA DE POLÍTICA EXTERNA DOS EUA PARA A AMÉRICA LATINA. Revista Debates, 2(1), 98. https://doi.org/10.22456/1982-5269.3075

Edição

Seção

Artigos