A COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA NA IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICAS

Autores

  • Carlos Locatelli Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.28007

Palavras-chave:

Comunicação, Democracia, Barragens, Usina Foz do Chapecó.

Resumo

Trata do poder da comunicação na implantação de projetos originados nas políticas públicas de energia, com elevado impacto socioambiental, colocados pelo Estado à sociedade na condição de interesse público. Constitui o objeto os processos de comunicação vinculados à Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, no Rio Uruguai (SC/RS – Brasil). A reflexão teórica assenta-se na teoria da esfera pública e nas tensões entre comunicação pública e estratégica, com abordagem qualitativa e análise crítica de discurso. A identificação das organizações que participaram dos contenciosos revelou uma extensa e complexa rede, mas concentrada em torno do concessionário. O trabalho concluiu que a comunicação é elemento central e constitutivo das negociações sobre o espaço e fator estratégico nas relações entre as organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Locatelli, Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Jornalismo/UFSC, mestre em Economia (PPGECO/UFSC), doutor em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Locatelli, C. (2012). A COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA NA IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICAS. Revista Debates, 6(2), 87. https://doi.org/10.22456/1982-5269.28007

Edição

Seção

Dossiê