AFTER THE WASHINGTON CONSENSUS: INTERNATIONAL ASSISTANCE AND GOVERNANCE

Autores

  • Aaron Schneider Tulane University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.2478

Palavras-chave:

International Aid, Taxation, Governance

Resumo

Nossa compreensão da governança em países em desenvolvimento é frágil e, frequentemente, distorcida. O fato de que os investidores estrangeiros estão preocupados com a governança é importante, porém, muitos observadores se limitam a examinar as formas como a governança ajuda o mercado. A governança, de fato, é importante para o desenvolvimento do mercado, mas os governos, às vezes, desempenham outras funções que incluem a substituição do mercado e proteção das normas sociais das transações do mercado. Igualmente, uma noção limitada de governança e métodos de medir segurança, frequentemente se limitam a indicadores quantitativos. Tal abordagem negligencia as seqüências e interações pelas quais os Estados e mercados são construídos e a forma única sócio-cultural pela qual a governança pode operar em diferentes lugares e épocas. Finalmente, é preciso estar atento às ações de Norte que, mesmo bem intencionadas, enfraquecem os governos do Sul. Alguns tipos de ajuda e comércio podem prejudicar a governança ao invés de fortalecêla. Um aspecto fundamental nesta direção é o impacto dos impostos e administração tributária no Sul. Modalidades de ajuda, tais como um projeto de ajuda fragmentado, pouco contribui para fortalecer a governança e, ao contrário, pode enfraquecê-la. Além do mais, a instância em isenção de materiais, serviços e bens adquiridos por meio da ajuda externa pode piorar a governança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aaron Schneider, Tulane University

Aaron Schneider is Assistant Professor of Political Science and Latin American Studies at Tulane University and Fellow in Governance at the Institute of Development Studies, University of Sussex.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Schneider, A. (2008). AFTER THE WASHINGTON CONSENSUS: INTERNATIONAL ASSISTANCE AND GOVERNANCE. Revista Debates, 2(1), 5. https://doi.org/10.22456/1982-5269.2478

Edição

Seção

Dossiê