A DIMENSÃO REPRESENTATIVA DA PARTICIPAÇÃO NA TEORIA DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Maria Cristina Andrade Aires UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.10884

Palavras-chave:

Representação Política, Participação, Desigualdades, Inclusão, Arranjos Participativos.

Resumo

O conceito de representação tem se mostrado inadequado/insuficiente para compreender as novas formas de representação e participação que emergem no cenário político contemporâneo. A pluralização de atores e espaços, o interesse por padrões mais amplos de inclusão e o crescente envolvimento da sociedade civil na arena decisória são apontados como alguns dos elementos que forçam a expansão do conceito. Buscar-se-á, portanto, apresentar algumas das formulações alternativas em torno da noção de representação, chamando atenção para a superposição entre as dimensões representativas e participativas e ressaltando a necessidade de transpor análises próprias do campo de estudos da participação, como os efeitos de desigualdades estruturais na ativação política e inclusão, à discussão em torno da representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Andrade Aires, UFMG

Mestranda pelo Departamento de Ciência Política da UFMG, orientanda da Professora Claudia Feres. Estuda na área de Arranjos Participativos, especialmente com os temas de Representação, Participação e Desigualdade.

Downloads

Publicado

2009-12-11

Como Citar

Aires, M. C. A. (2009). A DIMENSÃO REPRESENTATIVA DA PARTICIPAÇÃO NA TEORIA DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA. Revista Debates, 3(2), 12. https://doi.org/10.22456/1982-5269.10884

Edição

Seção

Dossiê