A Revista Contraponto é um periódico editado por discentes do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado),  com a finalidade de promover e divulgar a produção científica de acadêmicos e pesquisadores em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Prezando pelo escopo sociológico, a Contraponto procura estimular o compartilhamento democrático de estudos em matéria de Ciências Sociais e incentivar a internacionalização do conhecimento cientifico.

Acompanhando a tendência da área dos periódicos acadêmicos de antecipar a disponibilização do conhecimento produzido, adotamos o modelo de publicação em Fluxo Contínuo. Esse formato preza pela agilidade na divulgação dos trabalhos aprovados pela revista e pelo rápido retorno às autoras e autores após a submissão, sem deixar de cumprir com todos os critérios de avaliação e editoração, dentro dos padrões éticos estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais de publicação de periódicos pela Internet. A revista passa a publicar trabalhos inéditos, em um volume anual, prezando por sua qualidade científica.

Missão

Disponibilizar, por intermédio da publicação online, trabalhos científicos entendidos como relevantes às Ciências Sociais, especialmente os produzidos por pesquisadoras/es nacionais e internacionais.

Público Alvo

A Revista Contraponto recebe trabalhos inéditos elaborados por pesquisadores com no mínimo graduação. Graduandas/os podem submeter trabalhos, desde que o autor principal possua no mínimo o título de mestre.

Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação duplo-cega, sendo garantido o anonimato de pareceristas e de autorias no processo de avaliação, ver mais em: Diretrizes de Publicação

Somente via e-mail: <admcontraponto@gmail.com>

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

Av. Bento Gonçalves, 9.500 – Sala 103 IFCH Campus do Vale

CEP: 91509-900 Porto Alegre / RS