v. 12, n. 18 (2017)

A Análise do Discurso

A Análise do Discurso constitui-se como área de investigação em um espaço heterogêneo, o que se manifesta não somente nas linhas teóricas e metodológicas que conduzem os trabalhos incluídos neste número da Revista Conexão Letras, mas também através dos temas abordados e dos corpora estudados.
Como resultado da Chamada a fim de participar deste número da Revista, obtivemos como resposta um conjunto de artigos que estabelecem entre si um diálogo frutífero implícito, mesmo quando alguns acentuam a reflexão sobre aspectos teóricos e, outros, os achados de análises de discursividades específicas.
Os textos selecionados estão atravessados pela diversidade de linhas teóricas em que se sustentam, como a Escola Francesa de Análise do Discurso, a Análise do Discurso Social, a Análise Crítica do Discurso, a Retórica e os estudos sobre a Teoria da Argumentação. Conceitos como interdiscurso, interpelação, memória discursiva, lugares de enunciação, comunidade discursiva, heteroglossia, hegemonia ou discurso dominante colocam no centro da cena o interesse por questionamentos em torno da produção social do sentido e contribuem para pensar sobre o funcionamento ideológico da linguagem.
Junto com a multiplicidade de enfoques epistemológicos, destacamos a variedade de problemáticas abordadas, particularmente em relação com a história recente, a imigração e a identidade, tanto de gênero como cultural, nacional e política. Encontramos também pluralidade nos tipos de corpora analisados: oral e escrito, midiático, político, entrevistas e materiais de arquivos.
Para além da heterogeneidade manifestada entre os diferentes artigos que compõem o presente número da Conexão Letras, a discussão entre eles está garantida por duas premissas compartilhadas de modo subjacente: a necessidade de considerar as condições materiais na análise da linguagem e o caráter intrinsicamente simbólico da construção da realidade social. Pontos de encontro que propiciam o debate e a crítica, sempre indispensáveis para a produção do conhecimento.

Sumário

Apresentação

 
PDF

Artigos

Carlos Piovezani
PDF
Marc Angenot
PDF
María Alejandra Vitale
PDF
Mónica Zoppi Fontana
PDF
Alfredo M. Lescano
PDF
Thais Valim Ramos
PDF
Silvia Gutiérrez, Erick Vargas
PDF
Gabriel Dvoskin
PDF
Mariano Dagatti
PDF

Resenha

Federico E. Testoni
PDF
Israel de Sá
PDF

Entrevista

Alejandra Vitale, Ruth Amossy
PDF
Alejandra Vitale, Ruth Amossy
PDF