GRAFIAS DO GESTO NA DANÇA: NOTAS ESPARSAS

Autores

  • Marcilio Souza Vieira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.72488

Palavras-chave:

Dança, Gesto, Notação Coreográfica,

Resumo

A necessidade de criação de uma escrita para a dança se referem à função de registro e conservação das obras do repertório da dança e a grafar o essencial de uma criação coreográfica, sem apresentar as interpretações pessoais de cada bailarino, como ocorre quando se aprende uma coreografia olhando alguém dançando. Na história da dança, várias notações existiram e sucumbiram. Mas algumas permaneceram por algum tempo e tem sua relevância história. Destaca-se a escrita de Beauchamp-Feuillet, que foi a escrita desenvolvida para o ballet francês de corte. Há ainda que se destacar a escrita de Stepanov que até hoje de algum modo serve ao Ballet Russo. Destaca-se ainda a Beneshnotation, a Sutton Movement Writing & Shorthand e a Labanotation (termo usado nos Estados Unidos) ou Kinetografia (termo usado na Europa) que sem sombra de dúvida inaugurou outra história nas grafias do movimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever as grafias de notação do gesto na dança. Fundamenta-se na fenomenologia como abordagem metodológica; para a produção de dados de pesquisa será utilizada a técnica da descrição dos fenômenos. A descrição busca a "própria coisa", e, embora enraizada, encontra-se repleta de significados vividos dia a dia, “sem que isso seja conscientizado ou verbalizado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Souza Vieira, UFRN

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em Educação (FRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Vieira, M. S. (2017). GRAFIAS DO GESTO NA DANÇA: NOTAS ESPARSAS. Cena, (22), 75–86. https://doi.org/10.22456/2236-3254.72488

Edição

Seção

Artigos