AS METÁFORAS DA NATURALIDADE E DA ARTIFICIALIDADE NAS PRÁTICAS DA VOZ EM PERFORMANCE

Autores

  • Barbara Biscaro Universidade do Estado de Santa Catarina Professora colaboradora na Graduação em Teatro da UDESC, na área de Voz.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.69531

Palavras-chave:

Voz, Natural, Artificial, Práticas Vocais

Resumo

O presente texto busca refletir sobre os estudos em práticas vocais a partir do binômio natural versus artificial. O raciocínio tecido aqui busca em diversos autores e autoras do século XX, sendo estes/as teóricos da voz ou artistas de teatro, os registros de como cada pesquisador/a concebe e utiliza as metáforas de naturalidade e artificialidade da voz em cena. Tais concepções abarcam noções de treinamento, visões de mundo, objetivos estéticos e formas de registro da vocalidade da cena, elementos estes que são engendrados no texto a fim de evidenciar e problematizar os paradoxos de uma escrita acadêmica sobre o corpo do artista da cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Biscaro, Universidade do Estado de Santa Catarina Professora colaboradora na Graduação em Teatro da UDESC, na área de Voz.

Barbara Biscaro é atriz, cantora e doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Trabalha continuamente com artistas e coletivos de Santa Catarina, realizando preparação corporal de cantores e preparação vocal de atores. Dirigiu em 2013 uma montagem da ópera “La Traviata”, de G. Verdi, em parceria com o Programa de Extensão da UDESC VivaVoz. Realiza continuamente atividades de direção cênica e preparação com o Coral da Udesc, regido pelo Prof. Dr. Sérgio Figueiredo. Conduz uma pesquisa solo sobre as intersecções entre música e teatro na criação de novas dramaturgias para a cena, tendo criado os espetáculos A Menina Boba (2012) e Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar (2013). É criadora e organizadora, juntamente com outras atrizes, do Projeto Vértice Brasil, ligado à rede internacional The Magdalena Project.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Biscaro, B. (2016). AS METÁFORAS DA NATURALIDADE E DA ARTIFICIALIDADE NAS PRÁTICAS DA VOZ EM PERFORMANCE. Cena, (21), 37–47. https://doi.org/10.22456/2236-3254.69531

Edição

Seção

Artigos