PASSEIOS DANÇANTES NAS RUAS DE PELOTAS: PREPARANDO-SE PARA O DESCONHECIDO

Autores

  • Débora Souto Allemand Universidade Federal de Pelotas
  • Carmen Anita Hoffmann Universidade Federal de Pelotas
  • Taís Bastos Botelho Universidade Federal de Pelotas
  • Alice Braz Iturriet Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.67463

Palavras-chave:

Cidade, Dança, Intervenções Urbanas, Jogos, Improvisação

Resumo

O presente texto se refere ao projeto de extensão Caminhos da Dança na Rua, do Curso de Dança-licenciatura da UFPel, que trata da trajetória dança-arquitetura-cidade. O objetivo central do trabalho é discutir a respeito da impossibilidade de separação da preparação corporal e dos “produtos” poéticos surgidos no decorrer das atividades. Como aporte teórico foram utilizados os autores: Cohen (2004), Freitas (2011), Jacques (2002 e 2008), Miranda (2008), Rancière (2008) e Silva (2005). O projeto se desenvolve em encontros em “espaços seguros” (sala de aula) e “espaços de risco” (cidade), com experimentações de técnicas de conscientização corporal, buscando a relação dos participantes entre si e com o espaço público, quanto à sua fisicalidade e características sociais, refletindo em diferentes poéticas. A comunidade se envolve direta e indiretamente no processo de experimentação na rua, papéis de espectador e artista se tornam borrados e os participantes têm encontrado outras danças em si mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Souto Allemand, Universidade Federal de Pelotas

Professora substituta no curso de Dança-Licenciatura UFPel. Arquiteta e urbanista pela UFPel. Licenciada em Dança pela UFPel. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Trabalha com intervenções urbanas, relacionando dança e cidade. Vice-líder do grupo de pesquisa Cidade+Contemporaneidade. Coordenadora do Projeto de Extensão “Caminhos da Dança na Rua” e do Projeto de Pesquisa "Corpografias do Processo de Criação Artístico".

Carmen Anita Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Curso de Dança-licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Arquiteta e Urbanista. Doutora em História - PUCRS. Líder do grupo de pesquisa Observatório de Culturas Populares e membro do Grupo Dança e Educação/ Cidade+Contemporaneidade UFPel. Coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes e coordenadora adjunta do NUFOLK - UFPel. Criadora e colaboradora do Projeto de Extensão “Caminhos da Dança na Rua”, coordenadora do projeto de extensão Festival Internacional de Folclore e Artes Populares, do projeto de pesquisa Aspectos Históricos da Dança no RS e do projeto de ensino Valise Cultural.

Taís Bastos Botelho, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Dança-Licenciatura UFPel. Bolsista do Projeto de Extensão “Caminhos da Dança na Rua”.

Alice Braz Iturriet, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Dança-Licenciatura UFPel. Bolsista do Projeto de Extensão “Caminhos da Dança na Rua”.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Allemand, D. S., Hoffmann, C. A., Botelho, T. B., & Iturriet, A. B. (2016). PASSEIOS DANÇANTES NAS RUAS DE PELOTAS: PREPARANDO-SE PARA O DESCONHECIDO. Cena, (21), 5–12. https://doi.org/10.22456/2236-3254.67463

Edição

Seção

Artigos