A ACÇÃO DE ARTISTAS E DESIGNERS RUSSOS NO ÂMBITO DA CENOGRAFIA PARA TEATRO: QUANDO O TELÃO DEU LUGAR À EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Mónica Romãozinho Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.54905

Palavras-chave:

Abstracção. Cenografia. Design. Exposição. Utopia.

Resumo

No início do séc. XX, destaca-se a acção de artistas e designers russos no âmbito da cenografia para Teatro. O atraso industrial sentido na Rússia pós-revolução faria com que a tecnologia não acompanhasse o trabalho criativo empreendido pelos designers da vanguarda artística. Nesta perspectiva, assiste-se a experimentações particularmente inéditas sob o ponto de vista plástico e construtivo no contexto pedagógico e da criação cenográfica, designadamente as concepções idealizadas pelos construtivistas. Em 1925, alguns destes projectos seriam expostos na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris, surpreendendo o público pelo seu sentido de modernidade. Encenavam-se peças de carácter revolucionário, bem como outras que ilustravam a vida quotidiana, estreitando-se a relação entre o público e a mensagem ideológica que se pretendia comunicar. Pretende-se com o presente artigo, analisar num primeiro momento, as principais rupturas face a um passado fortemente marcado pela concepção clássica de teatro à italiana. De seguida, interessa-nos dissecar os significados e princípios presentes na composição espacial de algumas arquitecturas efémeras representativas da acção da vanguarda artística, particularmente vinculadas à utopia de um teatro novo para um homem novo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Romãozinho, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

(Lisboa). Docente do Curso de Design de Interiores e Equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB (desde 2003), onde ensina Desenho de Representação de Interiores e Equipamento, Design de Interiores, História do Design e Projecto, tendo sido coordenadora do curso (2012-2014). Experiência em Artes plásticas, Design de Exposições, Arquitectura, Urbanismo. Doutorada em Design (2013, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa). Mestre em Design (2007, FA-UTL). Licenciada em Arquitectura (1999, FA-UTL). Integrou a equipa do projecto de investigação Arquitectura (s) de Papel (FA-UTL, apoio da FCT).Destacam-se publicações recentes: O papel do desenho no percurso de Ernesto korrodi (1870-1944) como arquitecto e designer: uma metodologia projectual “. Res Mobilis: Revista internacional de investigación en mobiliario y objetos decorativos, vol. 3, n. 3, jan. 2014; Arte Nova e Eclectismo no palacete projectado por Ernesto Korrodi para a família Bouhon. Anais do Museu Paulista, vol.21, n.2  (jul./dez. 2013).

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Romãozinho, M. (2015). A ACÇÃO DE ARTISTAS E DESIGNERS RUSSOS NO ÂMBITO DA CENOGRAFIA PARA TEATRO: QUANDO O TELÃO DEU LUGAR À EXPERIMENTAÇÃO. Cena, (17). https://doi.org/10.22456/2236-3254.54905

Edição

Seção

Artigos