O TEMPO DO TEXTO NO TEATRO

Autores

  • Theresia Birkenhauer Trad. Stephan Baumgärtel UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.25752

Palavras-chave:

Dramaturgia Contemporâna. Heiner Müller.

Resumo

Partindo de uma diferenciação entre o teatro dramático e o teatro não-dramático e ao mesmo tempo problematizando essa distinção, o artigo reflete sobre o lugar do texto no teatro contemporâneo, principalmente no que diz respeito às noções de personagem, de tempo real e ficcional, e do próprio texto enquanto receptáculo simbólico de experiências históricas. Focando na relação entre texto, fala e cena no teatro de Heiner Müller, o ensaio tece uma reflexão sobre a prática teatral enquanto exposição não só de processos textuais, mas principalmente verbais, no contexto da dupla comunicação teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theresia Birkenhauer Trad. Stephan Baumgärtel, UDESC

SAB possui mestrado em Letras Inglês pela Universitat Munchen (Ludwig-Maximilians) (1995), doutorado em Literaturas da língua inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. Atualmente é professor efetivo da UDESC na área de história do teatro e dramaturgia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Dramaturgia e Literaturas Estrangeiras Modernas, e na área de Artes Cênicas, com ênfase em Análise de Montagem, História do Teatro (Teatro Elisabetano, o drama burguês, o teatro pós-dramático), e Estética Teatral. Atua principalmente nos seguintes campos: dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, estudos shakespearianos, teoria da recepção, performance analysis.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Trad. Stephan Baumgärtel, T. B. (2012). O TEMPO DO TEXTO NO TEATRO. Cena, (11). https://doi.org/10.22456/2236-3254.25752

Edição

Seção

Conexões