Cena


Conceito Qualis-CAPES:

B2 ARTES/MÚSICA

B3 EDUCAÇÃO

Indexada em:

LATINDEX - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=22618&opcion=1

PERIODICOS - Portal de Periódicos Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez45.periodicos.capes.gov.br/

Notícias

 

Prorrogado o prazo para submissão de artigos para a Cena 22

 
A data limite para submissão de artigos ao Dossiê Leituras do gesto em artes cênicas foi prorrogada para o dia 15 de abril de 2017.  
Publicado: 2017-03-22
 

Chamada para Dossiê 22: Leituras do gesto em artes cênicas

 

Os sistemas de leitura do gesto e do movimento em artes cênicas são oriundos de tradições diversas e situam-se na fronteira entre a prática e a teoria. Em geral, buscam decifrar o sentido do gesto, nas mais diferentes acepções que a palavra sentido pode ter. Procuram, também, afinar ferramentas e métodos para análise e notação do movimento, bem como desenvolver pedagogias para elaboração e transmissão do gesto expressivo. O dossiê Leituras do gesto em artes cênicas   instiga à reflexão sobre aspectos históricos, conceituais, terminológicos e metodológicos relacionados aos sistemas de análise do movimento e do gesto utilizados em diferentes práticas artísticas e pedagógicas. Como os  sistemas de análise do gesto e do movimento abrem-se à diversidade dos modos de encenação do corpo na cena contemporânea? Como as ferramentas propostas por esses sistemas dialogam e contribuem com proposições pedagógicas emancipatórias? Como esses sistemas situam-se em relação aos contextos pós-coloniais, permeados pelo intenso fluxo migratório, pela aceleração das trocas de informação em escala mundial, pela a mobilidade cultural, pela desterritorialização e relações assimétricas de poder?

Data limite: 31 de março de 2017

 
Publicado: 2017-01-17 Mais...
 
Outras notícias...

n. 21 (2017)


Array

Frame da criação coreográfica da videodança Experimento Looping. realizada por Júlia Lüdke e presente em seu memorial reflexivo intitulado Corpos que videodançam: um convite ao looping, com orientação do prof. Walter Lima Torres e co-orientação da profa. Suzane Weber da Silva, defendido em 2015 no âmbito do PPGAC da UFRGS.

Na foto, o bailarino Douglas Jung.

Disponível em https://www.ufrgs.br/ppgac/wp-content/uploads/2012/05/Corpos-que-videodançam-um-convite-ao-looping.pdf