RESGATANDO A HISTÓRIA DO EXAME CELPE-BRAS: DESENVOLVIMENTO, DISPONIBILIZAÇÃO E ESTUDOS SOBRE O ACERVO DE PROVAS E DOCUMENTOS PÚBLICOS DO EXAME

Autores

  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ellen Yurika Nagasawa PPG-Letras/UFRGS
  • Gabrielle Rodrigues Sirianni Letras-UFRGS
  • Machado Petry Bárbara Letras-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67890

Palavras-chave:

Exame Celpe-Bras, Acervo Celpe-Bras, Avaliação de proficiência, Português como Língua Adicional.

Resumo

O Exame Celpe-Bras, exame brasileiro que certifica a proficiência em Português como Língua Adicional, até 2014 não possuía um banco de dados que reunisse todos os seus documentos públicos e provas já aplicadas. O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento do Acervo de Provas e Documentos Públicos do Exame Celpe-Bras e apresentar um panorama dos estudos realizados a partir dele. Os resultados sugerem que o acervo está possibilitando a professores e estudantes de diversas regiões do mundo conhecer, estudar e pesquisar sobre o exame. Acreditamos que o Acervo Celpe-Bras pode ser considerado um marco na história do exame, contribuindo com a promoção e difusão da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

SCHOFFEN, J. R.; NAGASAWA, E. Y.; SIRIANNI, G. R.; BÁRBARA, M. P. RESGATANDO A HISTÓRIA DO EXAME CELPE-BRAS: DESENVOLVIMENTO, DISPONIBILIZAÇÃO E ESTUDOS SOBRE O ACERVO DE PROVAS E DOCUMENTOS PÚBLICOS DO EXAME. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 087–113, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67890. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67890. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários