HIPERTEXTOS MULTIMODAIS NO APRENDIZADO COLABORATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos, Mariana Backes Nunes

Resumo


Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e Gomes (2010) relativos a hipertextos, foi organizada uma geração de dados junto a alunos de graduação em Letras com nível intermediário de inglês. As tarefas consistiam na leitura e análise de hipertextos multimodais acadêmicos disponíveis na web na forma de apresentações gráficas, produção de novos hipertextos e análise desses materiais produzidos pelos colegas participantes da pesquisa. Observou-se que os graduandos conseguiram explorar o ambiente digital e o leque de possibilidades que o hipertexto proporciona, enquanto utilizavam a língua estrangeira para mediar suas interações. 

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2236-6385.67866



Indexadores:       

Site da UFRGS

Site do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras

E-ISSN 2236-6385 (versão eletrônica)