LÍNGUA E PODER: REVISITANDO OS DEBATES ENTRE PAULINO DE BRITO E CÂNDIDO DE FIGUEIREDO

Autores

  • Hosana dos Santos Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67844

Palavras-chave:

Português brasileiro, Brasileirismos, Paulino de Brito, Cândido de Figueiredo

Resumo

RESUMO: Neste estudo, analisamos o debate entre o gramático brasileiro Paulino de Brito e o gramático português Cândido de Figueiredo, travado no início do século XX, acerca dos chamados brasileirismos. Levando em conta a importância linguística, social e histórica das discussões encaminhadas por esses letrados, bem como sua influência nos processos de assentamento da(s) variedade(s) culta(s) brasileira(s), esperamos, nesta reflexão, evidenciar que, apesar das disposições divergentes, Brito e Figueiredo partilharam ideologias e valores próprios dos grupos letrados. Seus discursos, estabelecidos na esteira do racismo científico, cooperaram para a construção de imagens de superioridade das línguas e culturas europeias e para a desvalorização das línguas e culturas minoritárias, especialmente as africanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hosana dos Santos Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutora (2012) em Letras pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP); mestre (2007), licenciada (2004) e graduada em Letras (2002), com habilitação em Linguística e Língua Portuguesa, pela mesma Universidade. Atua principalmente nas áreas de Teoria Linguística, Sociolinguística e História Social da Linguagem, com ênfase nos seguintes temas: teorias e descrições sintáticas, aquisição da escrita, interação, variação e mudança linguísticas e história do português brasileiro. É professora adjunta no curso de Letras (área de Linguística) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa em História Social da Linguagem. (Texto informado pelo autor)


Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

SILVA, H. dos S. LÍNGUA E PODER: REVISITANDO OS DEBATES ENTRE PAULINO DE BRITO E CÂNDIDO DE FIGUEIREDO. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 114–129, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67844. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67844. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários