SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Ivan Vale de Sousa Mestrando em Letras, no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UnB.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67831

Palavras-chave:

Gramática, gêneros textuais, sequência didática.

Resumo

Ensinar ou não gramática no contexto escolar tem sido uma das questões debatidas por muitos estudiosos e pesquisadores que se debruçam em compreender o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva propor uma discussão entre o ensino de gramática e o trabalho com os gêneros textuais, apresentar a importância do uso da ferramenta metodológica Sequência Didática na efetivação das capacidades de linguagem e, por fim, evidenciar a adaptação das propostas no âmbito do ensino e na construção dos saberes discentes. Para isso, utiliza-se das reflexões de Travaglia (2009), Antunes (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Possenti (2014), entre outros que enriquecem as discussões apresentadas nesta produção, espera-se que as ponderações contribuam no ensino da língua.

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Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Mestrando em Letras, no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UnB.

Mestrando em Letras, no Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

SOUSA, I. V. de. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 130–147, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67831. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67831. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários