A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS

Autores

  • Samanta Kélly Menoncin Pierozan

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67751

Palavras-chave:

A Christmas Carol, Peritexto, Capa, História dos Livros

Resumo

A Christmas Carol, obra consagrada de Charles Dickens, narrativa originalmente publicada em 1843, na Inglaterra, durante a era Vitoriana, é ainda hoje amplamente difundida no mercado editorial.  Trata-se do mais famoso conto de Natal, todavia, há diversos aspectos periféricos ao conteúdo literário em si e que são normalmente alterados entre uma publicação e outra. Esses aspectos envolvem elementos peritextuais, incluindo a capa, que tem caráter mutável e que motiva a presente investigação. O objetivo deste artigo é fazer a leitura, uma descrição-analítica, à luz da História dos Livros, tanto da capa da obra original quanto de outras seis publicações realizadas no ano de 2015. Por meio dessa leitura, procura-se refletir sobre as funções das capas dos livros, que, atualmente, estão estreitamente relacionadas às estratégias do mercado editorial. Este estudo possibilita observar que o desenvolvimento das capas vai muito além da qualidade estética e designs gráficos, uma vez que fatores relacionados ao contexto histórico, econômico e social, por exemplo, estão intimamente ligados. Além disso, observa-se, em especial, a premissa de Barthes (1977) - a relação texto-imagem e texto-leitor - o que contribui fortemente para com a construção de sentido do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Kélly Menoncin Pierozan

Doutoranda em Letras pelo PDLet Associação Ampla UCS/UniRitter (Bolsista CAPES/PROSUP). Mestre em Linguística Aplicada pelo PPGLA UNISINOS.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

PIEROZAN, S. K. M. A CHRISTMAS CAROL: A LEITURA DA CAPA À LUZ DA HISTÓRIA DOS LIVROS. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 409–424, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67751. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67751. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários