A MATERIALIDADE SIGNIFICANTE DA MUSICALIDADE: UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE TEORIZAÇÃO, METODOLOGIA E ANÁLISE

Autores

  • Raphael de Morais Trajano Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67742

Palavras-chave:

música, linguagem/língua, discurso

Resumo

RESUMO: O presente trabalho objetiva oferecer contribuições no âmbito dos estudos de linguagem, especialmente da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009[1975]; ORLANDI, 1984), acerca de teorizações, metodologias e possibilidades de análise discursiva do que chamamos de materialidade significante da musicalidade. Desse modo, coloca-se em discussão determinadas características da música enquanto linguagem, além de sua relação com dadas concepções de língua e de discurso, a fim de tentar promover avanços em reflexões sobre as materialidades discursivas possíveis de serem analisadas em diferentes abordagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael de Morais Trajano, Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM)

Professor Assistente I de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, onde leciona Sintaxe e Língua, Expressão e Produção textual. Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ(2010). É especialista em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade do Grande Rio (2008). Bacharel em Letras-Português/Literaturas e licenciado em Letras-Português/Literaturas pela mesma instituição (2006). Membro do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), onde se desenvolvem pesquisas sobre o sujeito contemporâneo, abrigando pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras, além de manter parceria com outros laboratórios em âmbito nacional e internacional. Desde 2013 participa, vinculado ao LAS, de projetos coletivos para a criação da Enciclopédia Audiovisual Virtual de Termos, Conceitos e Pesquisas em Análise do Discurso e Áreas Afins, sob a coordenação de Bethania Sampaio Correa Mariani. Atua como professor de Incentivo à Leitura e Produção de Textos, Língua Portuguesa e Literatura das redes municipal (Nova Iguaçu) e estadual (RJ). Possui formação técnica em Comunicação-Publicidade (Flama-2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, desenvolvendo pesquisas sobre sujeito, sentidos, política e político nas cidades brasileiras.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

TRAJANO, R. de M. A MATERIALIDADE SIGNIFICANTE DA MUSICALIDADE: UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE TEORIZAÇÃO, METODOLOGIA E ANÁLISE. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 148–163, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67742. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67742. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários