REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luiz Otávio Costa Marques Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67706

Palavras-chave:

Representações culturais, Identidade, Análise de Discurso, Livro didático.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar representações de identidade e cultura dos povos do campo, entrevistas em uma coleção de livros didáticos para estudantes do ensino fundamental de escolas rurais, selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Campo - 2013. Para a análise, nos apoiamos na abordagem da Análise de Discurso (AD), que estuda a relação constitutiva entre o discurso e a sua exterioridade, e na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, segundo a qual as identidades culturais são construídas pela linguagem e por sistemas de representação. Na análise empreendida, observou-se o predomínio de uma visão essencialista de identidade e cultura, que silencia a diversidade cultural dos povos do campo e fixa diferenças entre eles e os povos urbanos. 

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Biografia do Autor

Luiz Otávio Costa Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor de língua inglesa da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

COSTA MARQUES, L. O. REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADE E CULTURA DOS POVOS DO CAMPO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 046–063, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67706. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários