CONFRONTO DE LEITURAS: CÍCLICO VERSUS SINCRÔNICO NAS CONTINENTAL PROPHECIES, DE WILLIAM BLAKE

Autores

  • Andrio J. R. dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67606

Palavras-chave:

Leitura, William Blake, Livros Iluminados

Resumo

As Continental Prophecies são comumente interpretadas de forma sequencial e cíclica, sendo America a primeira, seguida de Europe e The Song of Los. Tal forma de leitura representaria a migração do ideal revolucionário, encarnado na personagem Orc, através da Europa até o Oriente. Essa leitura também encerra a narrativa em um ciclo de eterno retorno. Contudo, as Continental Prophecies não necessitam ser necessariamente lidas a partir da perspectiva cíclica. Alguns críticos defendem que as profecias possuiriam não uma organização sequencial, e sim uma superposição de narrativas, em caráter sincrônico. Desse modo, pretendo discutir o problema de leitura cíclica e sincrônica na narrativa das Continental Prophecies, a partir da análise do poema The Song of Los, considerado nó central dessa questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrio J. R. dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Andrio J.R. dos Santos é formando em Comunicação Social ? Habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), possui mestrado em Letras ? Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente é doutorando no mesmo programa e instituição. Já atuou nas funções de repórter radiofônico, repórter de jornal impresso e assessor de impressa. Também já exerceu as funções de redator e editor de audiovisuais em agência de publicidade. Trabalhou também como freelancer na área de produção editorial, como revisor e tradutor. Dedica-se ainda a produção artística, tendo um romance e diversos contos publicados.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

SANTOS, A. J. R. dos. CONFRONTO DE LEITURAS: CÍCLICO VERSUS SINCRÔNICO NAS CONTINENTAL PROPHECIES, DE WILLIAM BLAKE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 233–245, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67606. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67606. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários