ASPECTOS DO SISTEMA HETERONÍMICO PESSOANO

Autores

  • Fabrício César de Aguiar UFPR - Universidade Federal do Paraná/Doutorando
  • Larissa Walter Tavares de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67502

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, sistema heteronímico, despersonalização dramática.

Resumo

O presente estudo irá tratar sobre alguns aspectos referentes ao sistema heteronímico criado por Fernando Pessoa, estruturado como uma teia poética labiríntica, resultado de um elaborado trabalho criativo associado ao êxito na postura de despersonalização dramática alcançada pelo poeta português. A abordagem analítica desenvolvida objetiva destacar alguns aspectos específicos da poesia atribuída a Ricardo Reis, a Álvaro de Campos e a Alberto Caeiro, sendo estes os principais representantes de sua vasta poesia heteronímica, a qual se trata de um dos pontos centrais da composição poética de Fernando Pessoa e, em grande medida, responsável pela representatividade literária alcançada perante à crítica especializada e aos leitores em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício César de Aguiar, UFPR - Universidade Federal do Paraná/Doutorando

Graduado em Letras pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR. Mestre em Literatura pela mesa instituição. Doutorando em Literatura pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente vinculado ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado Literatura e mobilidades sociais e culturais, na linha de pesquisa intitulada Poéticas de figuração do espaço, com a orientação do professor Dr. Paulo Astor Soethe.

Larissa Walter Tavares de Aguiar

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado em Literatura pela mesa instituição. Autalmente doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

DE AGUIAR, F. C.; TAVARES DE AGUIAR, L. W. ASPECTOS DO SISTEMA HETERONÍMICO PESSOANO. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 164–182, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67502. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67502. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários