A LITERATURA ALEMÃ E A ENCENAÇÃO AUTORAL

Autores

  • Michael Korfmann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.66779

Palavras-chave:

encenação, autor, literatura alemã

Resumo

O presente artigo analisa a literatura alemã sob a perspectiva da encenação autoral. Argumenta contra a tese de Jürgensen e Kaiser (2011) em que os autores concebem as práticas encenatórias autorais como processo de desilusão, que resultaria da perda em importância do escritor, a partir do século XVIII, como representante ou porta-voz da humanidade, de uma cultura nacional ou seu papel como ator influente na esfera social em geral. O artigo mostra ainda que a encenação autoral sempre foi um elemento inerente ao campo artístico e apenas se reconfigurou conforme as mudanças sociais e mediais e analisa tal prática em três fases históricas distintas: na pré-modernidade, na fase da diferenciação social por volta de 1800 e na contemporaneidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Korfmann, UFRGS

professor associado Instituto de Letras UFRGS

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

KORFMANN, M. A LITERATURA ALEMÃ E A ENCENAÇÃO AUTORAL. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 163–176, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.66779. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/66779. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários