Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS e Centro de Tecnologia Acadêmica e Ciência Cidadã Jr: transversalidades em pesquisa em ensino ensino e pesquisa em música ubíqua

Autores

  • Maria Helena De Lima UFRGS
  • Rafael Brandão UFRGS
  • Damián Keller Universidade Federal do Acre
  • Rafael Pezzi UFRGS
  • Marcelo S. Pimenta UFRGS
  • Victor Lazzarini Maynooth University
  • Leandro Costalonga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávio Depaoli UFRGS
  • Carlos Kuhn UFRGS

Resumo

Em 2014 as ações de ensino e pesquisa em m´usica ubiqua no CAp – Colégio de Aplicação da UFRGS – realizadas desde 2012, estão sendo realizadas em conjunto com o CTAjr - Centro de Tecnologia Acadˆemica e Ciˆencia Cidad˜a Junior da UFRGS – projeto implementado no CAp em parceria com Instituto de Fíısica, o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia. Este in´ıcio de parceria se d´a atrav´es de alguns focos comuns de interesse centrados em açõoes multidisciplinares de pesquisa e ensino entre ciencias, tecnologia e m´usica, e est˜ao sendo conduzidas em conjunto pelas disciplinas de M´usica, F´ısica e Matem´atica atrav´es de disciplinas curriculares eletivas e de Iniciac¸ ˜ao Cient´ıfica oferecidas aos alunos do Ensino M´edio do CAp. As ac¸ ˜oes conjuntas e interesses comuns entre o projeto de pesquisa e ensino em M´usica Ub´ıqua no CAp e o CTA jr centram-se nos aspectos comuns de pesquisa inter-relacionados e transversalizados durante os encontros semanais das diciplinas Eletivas e de IC. V´arios pontos em comum entre o Projeto de Pesquisa em M´usica Ub´ıqua no CAp e o CTAjr conduziram a realizac¸ ˜ao desta parceria que se incia, como: a promoc¸ ˜ao da Ciˆencia Cidad ˜a como instrumento de ensino e pesquisa envolvendo professores e alunos de todos os n´ıveis de ensino, do fundamental ao superior; a promoc¸ ˜ao do acesso, do uso, compartilhamento
e desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias livres e acesso universal (que podem ser livremente usadas, estudadas, fabricadas e distribu´ıdas por todos), do
software e hardware livres; a criac¸ ˜ao de reposit´orios de experimentos e instrumentos cient´ıficos, educacionais e musicais; a atuac¸ ˜ao de forma colaborativa nos projetos e documentac¸ ˜ao p´ublica, promovendo a manutenc¸ ˜ao e utilizac¸ ˜ao por diferentes usu´arios; a criac¸ ˜ao uma rede de utilizac¸ ˜ao das tecnologias de acesso universal e recursos educacionais abertos e prot´otipos produzidos na forma de instrumentos cient´ıficos e educacionais; a elucidac¸ ˜ao de aspectos cient´ıficos da m´usica. Aqui pretendemos pontuar alguns potenciais aspectos dessa parceria, das possibilidades e transversalidades entre as ac¸ ˜oes de pesquisa e ensino, seus desdobramentos cient´ıficos, tecnol´ogicos, art´ısticos, humanos, educacionais, e refletir sobre o processo de construc¸ ˜ao desse trabalho em conjunto, sobre o processo dial´ogico de discuss˜ao dos conceitos, temas e interesses envolvidos, e sobre as ações pr´aticas das pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professores
pesquisadores.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

De Lima, M. H., Brandão, R., Keller, D., Pezzi, R., Pimenta, M. S., Lazzarini, V., Costalonga, L., Depaoli, F., & Kuhn, C. (2015). Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS e Centro de Tecnologia Acadêmica e Ciência Cidadã Jr: transversalidades em pesquisa em ensino ensino e pesquisa em música ubíqua. Cadernos De Informática, 8(4), 45–45. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v8n4pp45-45