Avaliação da Usabilidade Técnica e Pedagógica no Desempenho de Alunos em E-Learning

Autores

  • Doris Simone Reitz Informática na Educação - UFRGS
  • José Valdeni de Lima Instituto de Informática - UFRGS
  • Margarete Axt Faculdade de Educação - UFRGS

Resumo

O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Reitz, D. S., Lima, J. V. de, & Axt, M. (2011). Avaliação da Usabilidade Técnica e Pedagógica no Desempenho de Alunos em E-Learning. Cadernos De Informática, 6(1), 125–132. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p125-132