OLHARES SOBRE A TERRA E O HOMEM DA AMAZÔNIA: UM IMAGINÁRIO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Brigitte Thierion Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3

Resumo

Abstract: This paper sketches a path in the construction of the imagery about the Amazon since its discovery. It revolves around two topics: the earth and man, and outlines a timeline that ranges from the construction of a euphoric perception, accompanying the discovery of unknown space, to a dysphoric view related to the approach and study of man, both native and immigrant, considered from a colonization perspective. It aims to highlight the genesis of myths and of perennial representations in contemporary literature.

 

Keywords: Representations of the Amazon; myths; travelogues.

 

Resumo: Este artigo esboça um percurso por meio das ideias que forjam as representações da Amazônia desde a sua descoberta. Foram privilegiados dois eixos: a terra e o homem. A instauração do mito e a sua desconstrução foram consideradas como figuras fundadoras das representações da Amazônia, de forma a salientar o modo como a percepção eufórica que acompanha a descoberta de lugares incógnitos cede espaço a uma visão disfórica, ligada à aproximação e estudo do homem, o autóctone e o imigrante, dentro de um esquema de colonização. Ela fornece também algumas chaves para a compreensão de universos narrativos contemporâneos, em constante diálogo com esse imaginário.

 

Palavras chaves: Representações da Amazônia; mitos; relatos de viagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brigitte Thierion, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3

Brigitte Thiérion é Professora adjunta da Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (France) e  membro do CREPAL (Centre de Recherche sur les Pays Lusophones. – EA 3421). Ensina literatura e civilização brasileiras, nos níveis de graduação e pós-graduação. A partir da tese, centrada na obra do escritor Márcio Souza, desenvolve pesquisas em torno da reescrita da História na ficção contemporânea, da identidade e da construção das representações da Amazônia e do seu reemprego na ficção. Interessa-se, igualmente, pelos relatos de viagem e outros escritos ligados à exploração da Amazônia e de seus povos, e pela circulação das ideias (nas trocas simbólicas entre o Brasil e a Europa, e nas relações interamericanas, em particular, no eixo Brasil/Canadá) em uma perspectiva comparatista.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY