Sistema de informações geográficas (SIG) para gestão municipal: análise espacial dos anúncios publicitários no município de São Leopoldo-RS

Gabriela Camboim ROCKETT, Lincoln CZERWINSKI, Natasha Javiel COMASSETTO, Priscila Ribeiro JANKOSKI

Resumo


Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma tecnologia amplamente utilizada para a análise espacial e gestão territorial. Este estudo teve como objetivo construir um SIG para subsidiar a análise espacial da instalação de anúncios publicitários no território municipal de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, visando atender a legislação vigente. Os planos de informação que compõem do SIG são: anúncios instalados, rodovias, raio de distância de 150 m, APPs, áreas especiais de interesse ambiental (AEIA). Cinquenta protocolos de solicitação de regularização foram analisados. Os resultados mostram que o principal problema para a regularização dos anúncios já instalados é que eles não atendem à legislação municipal com relação à distância mínima entre os mesmos. Os dados georreferenciados gerados neste estudo possibilitam a consulta rápida das informações de cada anúncio no SIG, a visualização da situação dos mesmos com relação aos demais e a elaboração de mapas, que irão subsidiar a tomada de decisão em nível municipal.

Palavras-chave


Sistema de Informações Geográficas. Geoprocessamento. Gestão Municipal.

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