A fronteira agrícola na região centro-oeste brasileira e a integração territorial do país: o papel decisivo da aviação

Fabrício GALLO

Resumo


A busca da integração territorial no século XX fez com que a atenção do Estado Brasileiro se voltasse para as regiões Centro-Oeste e Norte. A ausência de vias de penetração fez da aviação o principal elemento de auxílio em tal empreitada, tendo em vista que antes mesmo de existirem estradas já existiam diversos campos de pouso nas regiões, ou seja, a aviação antecedeu a chegada da rodovia. Nas últimas décadas do século XX, a região Centro-Oeste assiste a sua incorporação à lógica produtiva global de commodities agrícolas, especialmente com a produção de soja. No atual mundo corporativo globalizado, a velocidade é um dado essencial. Tal fato gerou a demanda de fluxos cada vez mais velozes, tanto da produção propriamente dita quanto dos agentes responsáveis por essa produção, ou seja, dos fazendeiros e executivos de grandes empresas exportadoras. Cumprindo nova função, o sistema de transporte aéreo flexível é dotado da capacidade de realizar, com maior eficácia, esse transporte empresarial pelas regiões do território nacional, uma vez que a produção propriamente dita e o comando corporativo se dissociaram, dadas as possibilidades técnicas do atual período técnico-científico e informacional.

Palavras-chave


território brasileiro; integração territorial; sistema de transporte aéreo; fronteira agrícola

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