OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (1931–1946)

Autores

Palavras-chave:

História da educação, arte-educação, educação musical

Resumo

Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na escola secundária curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado. 

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Biografia do Autor

Wilson Lemos Junior (Brasil), IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutor em Educação pela PUC-PR. Professor do IFPR - Campus Curitiba (Instituto Federal do Paraná). Professor permanente do PROFEPT -Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Lemos Junior (Brasil), W. (2018). OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA (1931–1946). Revista História Da Educação, 22(54), 263–279. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/70749

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo