AUTORIDADE, DISCIPLINA E APLICAÇÃO DE CASTIGOS NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES (1910-1930)

Autores

  • Geisa Magela Veloso (Brasil) Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rafael Baioni do Nascimento (Brasil) Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mônica Maria Teixeira Amorim (Brasil) Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

História da Educação, Práticas Disciplinares, Liberdade e Autoridade, Castigos e punições

Resumo

O estudo situa-se no campo da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), e tem por objetivo discutir representações sobre as práticas disciplinares, por compreender que a disciplina se constitui como uma das finalidades da escola que, para além da instrução, também precisa educar as crianças.  A discussão apóia-se em fontes primárias – documentos oficiais e jornais de Montes Claros/MG, sendo que o recorte temporal incluiu as décadas de 1910 a 1930. Nesse período, observou-se um deslocamento nas representações dos professores – de uma contraposição intuitiva da disciplina baseada em castigos para um discurso propriamente científico, que sinaliza a sua abolição e a defesa do equilíbrio entre autoridade e liberdade, com base na Escola Nova.

 

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Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso (Brasil), Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Departamento de Métodos e Tècnicas Educacionais da Unimontes; Especialista em Literatura Infantil e Juvenil da PUCMG, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG

Rafael Baioni do Nascimento (Brasil), Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Educação da Unimontes; Especialista em Literatura Infantil e Juvenil da PUCMG, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar

Mônica Maria Teixeira Amorim (Brasil), Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Departamento de Métodos e Tècnicas Educacionais da Unimontes; Doutora em Educação pela UFMG

Referências

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Veloso (Brasil), G. M., Nascimento (Brasil), R. B. do, & Amorim (Brasil), M. M. T. (2017). AUTORIDADE, DISCIPLINA E APLICAÇÃO DE CASTIGOS NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES (1910-1930). Revista História Da Educação, 250–273. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/68029

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Seção

Artigo / Article / Artículo