Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares - Abecedarios outstanding: between dictionary, printed and educational booklets

Autores

  • Maria Stephanou Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Venafre Pereira Souza, Brasil EMEF Décio Martins Costa, Porto Alegre.

Resumo

Abecedários são artefatos culturais, em geral associados à história da escolarização. São invenções seculares na história da cultura escrita. Não podemos circunscrevê-los à escola ou à história da alfabetização. Circularam em diferentes contextos socioculturais e geográficos. Fizeram-se presentes em diversas práticas de difusão da escrita, de produção artística, registro de genealogias, ensino da leitura e da escrita, entre outros. No âmbito da história cultural e da história da cultura escrita, os abecedários tiveram uma importância que ainda está por compreender. Acompanhamos aqui momentos da historicidade deste artefato e, como parte de um inventário documental, observamos a presença/ausência de abecedários em diferentes cartilhas que integram o acervo Memória da Cartilha da Ufrgs.

Palavras-chave: abecedários, cartilhas, história da cultura escrita.

 

ABECEDARIOS OUTSTANDING: BETWEEN DICTIONARY, PRINTED AND EDUCATIONAL BOOKLETS

Abstract

Abecedarios are cultural artifacts, usually associated with the history of the school. They’re secular inventions in history of the writing culture. We can’t circumscribe them to school or to the history of literacy. They circulated in different socio-cultural and geographical contexts. They were present in a number of written dissemination practices of artistic production, genealogies record, teaching reading and writing, among others. In the context of cultural history and the history of the writing culture, abecedarios had an importance that is yet to understand. We follow here moments of the historicity of this artifact and as part of a documentary inventory, we observed the presence/absence of abecedarios in different booklets that comprise the Memória da Cartilha of Ufrgs.

Key-words: abecedarios, booklets, history of the written culture.

 

ABECEDARIOS EN CIRCULACIÓN: ENTRE DICCIONARIO, IMPRESOS Y CARTILLAS DE LA ESCUELA

Resumen

Abecedarios son artefactos culturales, en general asociados a la historia de la escolarización. Son invenciones seculares en la historia de la cultura escrita. No podemos circunscribirlos a la escuela o a la historia de la alfabetización. Circularon en distintos contextos socioculturales y geográficos. Se hicieron presentes en diversas prácticas de difusión de la escrita, de producción artística, registro de genealogéas, enseño de la lectura y de la escrita, entre otros. En el ámbito de la historia cultural y de la historia de la cultura escrita, los abecedarios han tenido una importancia que aún está por comprender. Acompañamos aquí momentos de la historicidad de este artefacto y como parte de un inventario documental, observamos la presencia/ausencia de abecedarios en distintas cartillas que integram el acervo Memória da Cartilha de la Ufrgs.

Palabras-clave: abecedarios, cartillas, historia de la cultura escrita.

 

ABÉCÉDAIRES EN CIRCULATION: ENTRE DICTIONNAIRE, IMPRIMÉE ET LIVRETS PEDAGOGIQUES

Résumé

Les abécédaires  sont des artefacts culturels, généralement associés à l'histoire de l'école. Sont des inventions séculaires au sein de l'histoire de la culture écrit. Nous ne pouvons pas les circonscrire à l'école ou à l'histoire de l'alphabétisation. Ils ont fait circuler dans différents contextes socio-culturels et géographiques. Ils étaient présents dans les diverses pratiques de diffusion de l'écriture, dans la production artistique, les  généalogies, les enseignements de la lecture et de l'écriture, entre autres. Dans le contexte de l'histoire culturelle et de l’histoire de la culture écrite les  abécédaires avaient une importance qui est encore à comprendre. Nous suivons ici l'historicité de cet artefact dans le cadre d'un inventaire documentaire qui nous avons observé autour de la présence / absence des abécédaires dans différentes brochures qui composent la collection Memória da Cartilha, Ufrgs.

Mots-clé: abécédaires, livrets, histoire de la culture écrite.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Stephanou, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

MARIA STEPHANOU é professora titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa História, Memória e Educação. Doutora em Educação pela UFRGS, realizou seu pós-doutoramento junto ao Institut Français d’Éducation, IFÉ, França. Atua como co-editora da revista História da Educaçãodesde 2011.

 

Endereço postal completo: Rua Dr. João Palombini, 144 A. 91751-150 - Porto Alegre, RS - Brasil.

 

E-mail: mastephanou@gmail.com.

 

 


Mariana Venafre Pereira Souza, Brasil, EMEF Décio Martins Costa, Porto Alegre.

MARIANA VENAFRE PEREIRA SOUZA é professora da rede municipal de Porto Alegre onde atua como regente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela mesma Universidade.

Endereço postal completo: Rua Rodolfo Herschdorfer, 57. 91130-690 - Porto Alegre, RS - Brasil.

E-mail: marianavenafre@gmail.com.

 

Referências

ACERVO MEMÓRIA DA CARTILHA. Disponível em http://www.ufrgs.br/faced/extensao/memoria.

ANDRADE, Tales de. Ler brincando: nova cartilha. 51 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949.

CAGLIARI, Luis Carlos. A história do alfabeto. São Paulo: Paulistana, 2009.

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 2003.

CARRETE, David; PÉRON, Jacques. Sur les bancs de l’école: les objets de la communale. Paris: Editions du Layeur, 2007.

CHAGAS, Manoel Pinheiro (Dir.). Diccionario popular: historico, geographico, mytologico, biographico, artistico, bibliographico e litterario. 1º v. Lisboa: Lallemant Frères Typ. , 1876.

CHARTIER, Anne-Marie. Des abécédaires aux méthodes de lecture: gènese du manuel moderne avant les lois Ferry. Mimeo, 2004.

CHOPPIN, Alain. Le manuel scolaire, une fausse evidence historique. Histoire de l’education, Paris, n. 117, 2008, p. 7-56. Disponível em <http://www.cairn.info/article>. Acesso em 3 maio 2013.

CUCUZZA, Héctor Rubem; PINEAU, Pablo (dir.). Para una historia de la enseñanza de la lectura y escritura. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2002.

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

DUVALLON, Jean. Les abécédaires. Paris: De Borée, 2010.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Los comienzos de la edición escolar moderna en España. Madrid: Anele, 2000, p. 14-33.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva Frade. Uma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no século 19. Revista Brasileira de História da Educação, n. 44, 2010, p. 264-281.

FREITAS, Altina Rodrigues de. O bom colegial. 17 ed. São Paulo: Francisco Alves, 1948.

GAYER, Olga Acauan; SOUZA, Branca Diva Pereira de. Queres ler? Porto Alegre: Selbach, 33 ed., 1919.

HÉBRARD, Jean. Os livros escolares da Bibliothèque Bleue: arcaísmo ou modernidade? Revista Brasileira de História da Educação, n. 4, 2002, p. 10-45.

MEU ABC. Ilustrações de Dorca. São Paulo: Melhoramentos. 4 ed., s/a.

MEU ABC. Ilustrações de Dorca. São Paulo: Melhoramentos. 12 ed., 1965.

MORAIS, Teodoro de. Sei ler: leituras intermediárias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 50 ed., 1949.

O ABC DAS AVES. Ilustrações de Renato Demonte Ferraz. São Paulo: Melhoramentos. 3 ed., 1965.

SCHWARCZ, Lilia M.; AZEVEDO, Paulo Cesar de. O livro dos livros da real biblioteca. São Paulo: Fundação Odebrecht, 2003.

SOUZA, Mariana Souza Pereira. Abecedários, Brasil: contribuições à história dos impressos e sua circulação nos anos 1936 a 1984. Porto Alegre: Ufrgs, 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

STEPHANOU, Maria; SOUZA, Mariana Venafre Pereira. Contribuições para uma história dos métodos didáticos de alfabetização: os abecedários em cartilhas escolares (1919-1965). SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, 2013. Anais ... Belo Horizonte: Sihele/UFMG, 2013.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Educar a escrita: os sentidos da caligrafia na história da educação. ENCONTRO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14, 2008. Anais ... Pelotas: Asphe, 2008.

TRINDADE, Iole Maria Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra - Queres ler? Bragança Paulista: USF, 2004.

UFRGS. Biblioteca da Faculdade de Educação. Memória da Cartilha < Disponível em: http://www.ufrgs.br/faced/extensao/memoria/ > acesso em abril de 2013.

VANDER, Pierre Aa. Galerie agréable du monde. In: SCHWARCZ, Lilia M.; AZEVEDO, Paulo Cesar de. O livro dos livros da Real Biblioteca. São Paulo: Fundação Odebrecht, 2003, p. 146.

VINÃO FRAGO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos, In: MIGNOT, Ana Cristina Venâncio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Uerj, 2008, p. 15-33.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Stephanou, M., & Souza, Brasil, M. V. P. (2016). Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares - Abecedarios outstanding: between dictionary, printed and educational booklets. Revista História Da Educação, 20(50), 297–325. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/67559

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo