A MODA E AS MULHERES: AS PRÁTICAS DE COSTURA E O TRABALHO FEMININO NO BRASIL NOS ANOS 1950 E 1960

Autores

  • Débora Russi Frasquete (Brasil) Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ivana Guilherme Simili (Brasil) Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

História da Educação, História, História das Mulheres

Resumo

A construção dos aprendizados femininos com os tecidos, linhas e máquinas de costura, é analisada neste texto por meio das informações disseminadas por dois gêneros textuais diversos na transmissão de conhecimentos. O primeiro é o curso de corte e costura intitulado Método Vogue associado à Escola de Corte e Costura São Paulo e de autoria de Antonio Campagnolli, que mesmo com lacunas documentais sobre a totalidade de publicações, está no volume analisado em sua décima nona edição. Este material didático instrumentalizou milhares de mulheres à prática do corte e costura com seus volumes de cursos por correspondência que, juntamente ao Instituto Universal Brasileiro, dinamizou o ensino com a sua propagação ao interior do país por meio dos Correios. O segundo é Jornal das Moças, uma revista carioca produzida pela Editora Jornal das Moças Ltda. Um periódico semanal circulado entre os anos de 1914 a 1961 e que em suas páginas jovens e senhoras encontravam orientações sobre moda, beleza, costura, casa, culinária e cuidados com os filhos. Ambas as fontes são suportes na compreensão da relação feminina com a prática de corte e costura e neste intuito circunscrevemos a análise aos anos 1950 e 1960, pelos investimentos presentes neste período na divulgação do ensino desse ofício. Com o objetivo de compreender as concepções que nesse período relacionaram o ensino do corte e costura às mulheres, o texto é dividido em três partes que exploram o corte e costura associado à imagem feminina, sua difusão midiática e sua contribuição para a educação e para o trabalho feminino profissional e doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Russi Frasquete (Brasil), Universidade Estadual de Maringá - UEM

Débora Russi Frasquete é PhD Candidate na Università Iuav di Venezia (Itália) no currículo Scienze del Design, temática Design della Moda. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá, na linha de Fronteiras, Populações e Bens Culturais (PPH-UEM). Pesquisa na área de Moda e Cultura, como tema as práticas de costura e a história da moda nos anos 1950 e 1960 e 1970. 

Ivana Guilherme Simili (Brasil), Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em História, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp-Assis, professora de Metodologia e Técnica de Pesquisa na Universidade Estadual de Maringá, integrante da linha de pesquisa Fronteiras, Populações e bens culturais do Programa de Pós-Graduação em História (PPH-UEM) e coordenadora do La-Moda, Laboratório de Estudos e Pesquisa em História, moda e cultura (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Frasquete (Brasil), D. R., & Simili (Brasil), I. G. (2017). A MODA E AS MULHERES: AS PRÁTICAS DE COSTURA E O TRABALHO FEMININO NO BRASIL NOS ANOS 1950 E 1960. Revista História Da Educação, 21(53), 267–283. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/60209

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo